07/03/2009

O tempo corrido e o tempo oportuno


Em grego, há duas palavras diferentes para 'tempo': chronos e kairós.


Chronos é o tempo corrido, o dia-a-dia comum, onde tudo é igual e nada de novo acontece. Quando amigos se encontram e um pergunta: 'O que há de novo?', a resposta: 'Nada!', indica que o tempo decorrido desde o último encontro foi apenas 'chronos', tempo corrido, nada mais.

Mas quando alguém te liga para te contar novidades, isto é 'kairós'; o tempo das coisas estimulantes, das grandes decisões e experiências que mudam vidas.

Muitos gostariam que a vida fosse uma sucessão de eventos empolgantes, mas não funciona assim.Os momentos decisivos da vida se apóiam na energia acumulada nos dias tranqüilos, quando tudo é igual.

Quer força e sabedoria para os dias das grandes decisões?Acumule-os nos dias normais e tranqüilos.É na paz e serenidade que o sábio aprofunda sua intimidade com Deus.Eclesiastes 12 diz: 'Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade (adquira as riquezas espirituais e os propósitos que Deus estabeleceu para você) antes que venham os maus dias, dos quais dirás: não tenho neles prazer' (as crises, sobressaltos, lutas e intempéries da vida).


Se você 'reservar energia' nos dias bons, não faltarão recursos para os tempos de crise ou sabedoria para as grandes oportunidades da vida.'Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.É no 'hoje' que se prepara a vitória de amanhã.
Leylane

Nenhum comentário:

Postar um comentário